O Quarto Secreto

Que o tema da festa é "O quarto secreto" todos vocês já sabem. Mas de onde saiu essa idéia? Afinal, o que é o quarto secreto?

A expressão que deu nome a essa festa tem inspiração nos antigos quartos franceses "Boudoir", que ao pé da letra quer dizer:

Boudoir (buduár) [ Fr ] sm toucador; quarto de vestir adornado com requinte.


Para entender melhor toda a sensualidade e beleza desse ambiente, um breve histórico:

Em sua Origem, lá por volta do século XIV, "Boudoir" era um dos cômodos da suíte de uma dama onde ela se banhava e se vestia. Ali, ela entregava-se aos cuidados das criadas, cujas mãos deslizavam pelo seu corpo esponjas úmidas, acariciando a pele perfumada por essências diluídas na água morna do banho. Em um ritual voluptuoso, as criadas atavam laços e cerravam fileiras de botões que desciam da nuca ao quadril, cobrindo o corpo nu com espartilhos, anáguas, e armações que moldavam a silhueta feminina da época. Na intimidade do "Boudoir", uma dama podia também ser despida, nem sempre pelas mãos de outra mulher.

Este ambiente repleto de elementos femininos - móveis, objetos, conversas e confidências - exalava sensualidade. O erotismo subliminar por ele sugerido despertava fantasias e atraia voyeurs que por aqueles palácios e casarios circulavam.

A função do "Boudoir" foi se diversificando com o passar dos anos e de região para região. De sala de vestir a sala para bordados. De sala para receber convidados ilustres com maior privacidade a local para entreter encontros íntimos.



0 Responses

Postar um comentário